Resumo da Tese de Mestrado PUC/SP 2003

24/04/2011 18:01

Resumo de minha Tese de Mestrado PUC/SP -2003

Xamã: Símbolo da Cura Espiritual, a partir de Mircea Elíade.

 

       Minha motivação para os estudos e pesquisas das Sociedades Xamânicas se deram no âmbito pessoal. Descendente de indígenas e a única em minha família de origem a apresentar traços físicos dessa descendência, cresci deste modo sendo identificada como a indinha da família. Ouvi estórias desde minha infância sobre essa herança genética e aos poucos essas estórias tornaram-se para mim algo importante e significativo, que de um certo modo eram transmitidas de modo carinhoso e afetuoso no meio familiar.

      Minha avó paterna, índia nascida em Aiuruoca (MG), que pouco conheci era alguém muito querida e o fato de me parecer com ela causava orgulho e assim quase que sem perceber sempre que podia buscava leituras, exposições e histórias sobre indígenas, hoje compreendo que com certeza devo ter feito a tentativa de resgate de minha origem.

      Assim, em minha formação em Psicologia, dediquei-me a

Especialização em Psicologia Analítica, calcada na Teoria de Carl Gustav Jung onde os estudos do Inconsciente e Consciente Pessoal e Coletivo me remetiam a avaliações e leituras de outras ciências como a Antropologia e várias ciências sociais. Segui assim buscando maiores conhecimentos dentro desta abordagem. Participei de grupos que buscavam resgatar essa cultura através de estudos e vivências, promovendo ritualizacões, numa tentativa de resgate. Período este, de intensa vivência em grupos e workshops relacionados a esta busca, porém não era o bastante, dado a uma postura crítica em relação a transmissão cultural do universo xamânico para outras culturas ou sociedades. E assim foi dentro da Ciências das Religiões que acredito ter encontrado uma possível compreensão e apreensão da minha curiosidade em relação a esta cultura ou sociedade com o respeito e profundidades que minhas inquietações exigiam.

      Debrucei-me sobre a bibliografia acadêmica sobre o tema. Encontrei nessa leitura uma ampla diversidade de ciências envolvidas nesse estudo.

      História, antropologia, medicina, sociologia,ciências da religião entre outras apresentam suas pesquisas e considerações sobre o xamanismo. 

Contato

Rejanenatel

rrn@uol.com.br

Rua Carlos Cirillo Junior, 231
Morumbi - São Paulo
CEP - 05614-000

Cons: (11) 5535.2295
Cel: (11) 94736.8125

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode